Seminário sobre Plano de Educação Ambiental do município confirmado para o período de 25 a 27 de outubro

Qui, 20 de Outubro de 2011 07:55

   Seminrio_-_Ambiental-_site_4Está confirmada para a próxima terça-feira, 25, a abertura do seminário “Educação Ambiental – Construindo o Plano Municipal de Porto Velho”. O evento está sendo organizado pela prefeitura em parceria com o Instituto Madeira Viva e Ecos do Madeira - Amazônia Brasil. As discussões serão nos dias 26 e 27 com a realização de palestras e mesa redondas com vistas a elaboração do plano local. “A importância do Plano de Educação para Porto Velho consiste no fato de que, a partir dela, passaremos a ter parâmetros, indicadores com resultados. E a partir desses dados, vamos poder construir o plano para o município”, afirmou Flávio Morais, secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
   Uma das propostas que deverá conter no documento, adiantou o secretário adjunto, é a inclusão da educação ambiental no currículo escolar dos estabelecimentos da rede municipal de ensino e as disciplina deverá ser adequada de acordo com a região onde está sendo inserida, ou seja, área urbana, rural e ribeirinha.


Programação

   A abertura do seminário será no Mercado Cultural, às 19 horas, enquanto os debates ocorrerão no Centro Arquidiocesano de Pastorais, localizado na BR 364, a partir do dia 26. No primeiro dia, pela manhã (8h30), o secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Gadelha, abrirá o debate, abordando o tema: “O Plano Municipal de Educação Ambiental de Porto Velho: Perspectivas de uma Construção Democrática e Coletiva.
   Em seguida, às 8h50, a palestra será sobre o tema “Parâmetro e Contextos para Educação Ambiental, que terá como moderadora a coordenadora técnica do Programa de Educação Ambiental Ecos do Madeira – Amazônia Brasil, Renata Villas Boas.
   A primeira exposição com o subtema “A Questão Ambiental na Amazônia Brasileira”, ficará a cargo do professor Antônio Cláudio Rabello, da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A segunda exposição, “Cenário Socioambiental de Porto Velho” será palestrado por Iremar Ferreira, do Instituto Madeira Vivo. Rodrigo  Herles dos Santos, analista ambiental do Ibama, abordará o subtema “A Educação Ambiental nos Grandes Empreendimentos”, na terceira exposição do dia.
   As palestras do período da manhã encerarão com a exposição do subtema “Diretrizes Norteadoras da Educação Ambiental como Política Pública: A Pauta para Construção de uma Política Municipal”, que será ministrada por Nilo Diniz, diretor do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Nacional de Articulação Institucionais e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente.



Experiências

  Seminrio_-_Ambiental-_site_1 À tarde, serão apresentadas as experiências com resultados positivos realizadas em Rio Branco, no Acre, e na cidade de Sorocaba, em São Paulo. O tema principal será “Desafios da Educação Ambiental: Práticas e Experiências. , que terá como moderador o secretário adjunto da Sema, Flávio Morais. A primeira a palestrar sobre o assunto, será Maria de Fátima de Oliveira, da Prefeitura de Rio Branco, que falará sobre  o subtema “A Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal da Semeia”. O “Projeto Educação Ambiental de Sorocaba”, que apresentado por um representante da prefeitura paulista.
   As demais experiências apresentadas serão: “Programa de Educação Ambiental da UHE de Santo Antônio , Ecos do Madeira”; “Projeto Sítio Ecológico”; “Campanha Queimadas Urbanas: Apague essa Idéia”; e “Programa de Ressocialização Ambiental: Oficina para Infratores ambientais”.
   No segundo dia, a palestra será sobre o tema “Políticas Públicas Ambientais no Meio Ambiente Urbano: Contribuições para Comportamentos Pró-ambientais que será ministrada por um representante da Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas. Na sequência, a assessora executiva especial da Sema, Camila Azzi, e a agente de educação ambiental, Ardileide Dias, atuarão como mediadoras na apresentação dos eixos mediadores para a construção da Política Municipal de Educação Ambiental.
   Os eixos norteadores serão debatidos pelos grupos de trabalho – cinco no total – que serão criados para discutir temas específicos como Recursos Hídricos (grupo I), Resíduos Sólidos (II), Saúde Pública e Meio Ambiente (III), Produção Sustentável (IV) e Sociobiodiversidade (V)


Informações




Seminrio_-_Ambiental-_site_2
   Os interessados em participar do seminário deverão confirmar presença até esta quinta-feira, 20. Quem necessitar de maiores esclarecimentos sobre o evento poderá solicitar informações pelos telefones 3901-1335, 3901-1333 ou pelos celulares 9981-3016 e 9245-2658. Se preferir poderão realizar contato pelos seguintes endereços de email: azzicamila@gmail.com e semayramoret@yahoo.com.br. Os participantes, também deverão levar o próprio copo para consumo de água. A medida faz parte da campanha “Adote um Copo”, que será realizada paralela ao seminário.


Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry


Em 20/10/11

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário